quarta-feira, abril 18, 2007

Cidades fascinantes e perigosas

Na bela história bíblica de Sansão, é curioso notar que os verbos “descer” e “subir” são usados várias vezes, de modo proeminente. Por exemplo: Sansão atacou os filisteus “furiosamente, matando muitos deles. Então desceu e habitou na fenda do penhasco de Etã; e os filisteus subiram e acamparam-se contra Judá... Perguntaram-lhes os homens de Judá: Por que subistes contra nós? Responderam eles: Subimos para amarrar a Sansão, para lhe fazer a ele como ele nos fez a nós. Então três mil homens de Judá desceram... e disseram a Sansão... Descemos para te amarrar e para te entregar nas mãos dos filisteus” (Juízes 15:8-11).

Essa terminologia reflete a geografia do local. Os israelitas, inclusive a família de Sansão, moravam nas áridas montanhas de Canaã, enquanto os filisteus moravam nas verdejantes planícies da costa do Mar Mediterrâneo. Mas, para Sansão e muitos outros jovens de sua época, “descer” era não apenas mais fácil, como também muito mais atrativo. Escavações arqueológicas realizadas até agora, tanto nas montanhas quanto nas planícies, revelam que os filisteus possuíam arte e tecnologia muito mais avançadas, e viviam numa sociedade muito mais sofisticada do que os israelitas. Atrativos não faltavam para quem, como Sansão, morava numa pequena vila rural, simples e rústica. As cidades dos filisteus fremiam de excitação!

As cinco principais – Asdode, Gaza, Ascalom, Ecrom, e a maior delas, Gate (1 Samuel 6:17) – têm sido extensivamente escavadas por arqueólogos em anos recentes. Ficavam à beira-mar ou bem próximas da costa. Seus portos as mantinham abastecidas com as melhores mercadorias do mundo. Jóias de ouro e pedras preciosas, finos vasos decorados, utensílios e produtos de beleza, têm sido encontrados nas escavações. Em Ascalom, foi desenterrada a rua principal da cidade, dotada de uma grande praça, cercada por lojas e depósitos. Muito provavelmente, foi a esse lugar que Davi se referiu ao lamentar a decadência de Israel: “Não o noticieis em Gate, nem o publiqueis nos bazares de Ascalom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que não saltem de contentamento as filhas dos incircuncisos" (2 Samuel 1:20).

Nesse local, foi também encontrado um grande prédio, que incluía três salas equipadas com prensas para a produção de vinho – produto responsável por grande parte da fama e glamour da cidade e que animava suas festas (Juízes 16:25). Num prédio próximo, foram encontradas balanças de bronze com pesos de pedra. Ao lado, foi encontrado um caco de cerâmica em que se escreveu o recibo de uma carga de grãos, paga com prata.

Contudo, a riqueza e a sofisticação dos filisteus escondiam muitos perigos. Sansão deixou-se levar por eles. Entregou-se às mulheres dissolutas e às farras. E isso o arrastou para a desgraça e para a morte. Traído pela filistéia Dalila, Sansão foi preso e teve os olhos arrancados. Em seus últimos minutos de vida, quando os filisteus o fizeram de palhaço para sua diversão dentro do templo do deus Dagom, Sansão derrubou as duas colunas centrais do prédio e soterrou a todos.

Dois templos foram encontrados pelos arqueólogos em Ecrom. Ambos tinham o teto sustentado por dois pilares centrais!

Jorge Fabbro é arqueólogo e presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente (Educriança)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails