segunda-feira, outubro 30, 2006

Jesus ia à igreja?

Que dia feliz é o sábado! Acordar cedo, tomar o desjejum, escovar os dentes e colocar a melhor roupa, pois vamos à casa do Senhor. Ah, e não podemos esquecer a Lição da Escola Sabatina e a Bíblia.

O prédio que hoje chamamos de igreja era chamado de templo nos dias de Jesus. Os evangelhos mostram muitas coisas que aconteceram no templo durante o ministério do Filho de Deus. Ali o Salvador ensinou as pessoas a obedecerem ao Pai Celestial e ainda realizou muitas curas à vista de todos. Certo dia, Jesus foi obrigado a ser duro com os comerciantes que estavam desrespeitando a casa de Deus. Pegou um chicote e colocou todos para correr.

Mas Jesus também gostava de ir ao templo para orar e adorar a Deus. Aquele era realmente um lugar muito bonito. Um imenso pátio recebia todas as pessoas para a adoração e, diferente de hoje, elas levavam animais para serem sacrificados. É que antes da morte de Jesus o cordeirinho morto fazia o povo pensar no sacrifício do Filho de Deus. Hoje, não precisamos mais sacrificar cordeirinhos; Jesus já morreu e ressuscitou. Nosso sacrifício é diferente. É um sacrifício do coração.

Nas laterais havia muitas salas com banheiras enormes onde o povo se banhava para purificar-se antes de pisar no pátio. Ao centro, ficava um edifício elevado onde só os sacerdotes podiam entrar. Era o santuário. Ali manifestava-se a presença visível de Deus.

Dentro dele havia duas grandes salas: o lugar santo, onde todos os dias os sacerdotes realizavam um ritual sagrado; e o lugar santíssimo, onde apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano para pedir perdão pelos pecados de todos. Se alguém entrasse ali de maneira desrespeitosa, era exterminado na hora pela grandeza da glória de Deus.

Hoje o templo de Jerusalém não existe mais. Ele foi destruído pelo exército de Roma há muitos anos. Mas temos a igreja. E, além dela, temos nosso corpo que também é templo do Espírito Santo de Deus.

Rodrigo Silva é professor de Novo Testamento no Centro Universitário Adventista e especialista em Arqueologia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails